Sistema pode substituir cartões pelo celular.

Um grupo de pesquisadores da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) criou um sistema, o WapCash Mobile Payment, que pode substituir os cartões de crédito e débito por um telefone celular.
Em um aparelho comum, podem ser realizados todos os tipos de transações comerciais.
O projeto reúne pesquisadores e empresas de tecnologia e, de acordo com o coordenador, professor Marcelo Medeiros, um dos grandes benefícios é o fato de que os usuários não vão precisar sair de casa com vários cartões bancários.
Além disso, em caso de roubo, ele não teria aborrecimentos para providenciar cancelamento de cartões ou sustação de cheques.
"Nosso foco é desenvolver uma solução para o estabelecimento que trabalha com bandeiras de cartão de crédito e cartão de débito", conta o professor Medeiros, prevendo o fim do chamado dinheiro de plástico.
"É um pagamento seguro e que vai diminuir, a ponto de terminar, com o uso dos cartões de débito".
O sistema, também chamado de mobile payment (m-payment) ou eletronic payment (e-payment), é uma solução que possibilita a realização de transações financeiras para pagamentos dos mais variados tipos, por meio do aparelho celular.
Por exemplo, na hora de pagar uma conta no supermercado, o usuário fornece o número de cadastro no Wapcash.
O estabelecimento preenche detalhes do pagamento, como numa máquina de cartão de crédito comum.
Em seguida, a autenticação, utilização de senha e confirmação são realizados no próprio celular do usuário.
No aparelho comum, Medeiros explica que é possível escolher entre as opções crédito e débito.
"A consolidação de novas tecnologias, a convergência digital e o aumento da velocidade de comunicação através da banda larga abriram uma nova era para o desenvolvimento de serviços que antes eram somente sonhos de futuro".
O sistema é seguro e funciona apenas com um navegador de Internet, o que proporcionaria agilidade.
"O usuário consumidor pode, via Internet, acompanhar os gastos com cartão. Para as empresas, não há gastos com mensalidades para se manter os pontos de cartão de débito ou crédito".

Nenhum comentário:

NetWorking

Adicione seu scrap.