Woodstock em Second Life


Produto Acabado convidado para Woodstock no Second LifeO grupo português Produto Acabado (PA) foi convidado para actuar na primeira edição do Festival Woodstock no mundo virtual Second Life (SL), marcada para 16 de Agosto, disse à agência Lusa o guitarrista da banda, Joaquim Lé.
«Uma das organizadoras assistiu ao nosso concerto na ilha Silent Lucidity [em 15 de Julho] e disse que gostou muito. Perguntou-nos se queríamos tocar no primeiro Festival Woodstock no SL. De início, nem queríamos acreditar», afirmou o músico.
Ainda mal refeitos da surpresa, os músicos procuraram saber se o evento teria mesmo alguma relação com o festival original, realizado em 1969 nos Estados Unidos, e começaram a preparar a actuação.
«Vamos fazer um tributo aos Crosby, Stills, Nash and Young», disse Joaquim Lé, acrescentando que os PA estão programados para abrir um dos dois palcos simultâneos do festival.
«Somos daquela onda [do Woodstock]. Classificam-nos como «hippie musicians» [músicos hippie, movimento pacifista dos anos 60]», afirmou o guitarrista.
Os Produto Acabado, fundados em 2001 na Maia, foram o primeiro grupo português a actuar no SL, em 13 de Julho na ilha da Universidade de Aveiro.
Esta banda amadora de blues e rock dos anos 60 e 70 é constituída por quatro músicos «motards», entre os 48 e os 64 anos.
Contactada por e-mail pela Lusa, Hope Clary, uma das organizadoras do Festival Woodstock no SL, garantiu que o evento é «oficial», remetendo informações adicionais para o site criado para o efeito (http://slwoodstock.com/).
Além dos PA, o site anuncia a confirmação de mais três nomes, Sebastian Jacks, Grateful Stryker e Spence Wilder.
O festival vai decorrer no estádio UFO (OVNI) da ilha Edloe e no anfiteatro de Nowhereville.
O SL recebe diariamente dezenas de concertos, na sua maioria de músicos a solo, que utilizam sistemas de transmissão do som em tempo real via Internet («streaming»), em simultâneo com a movimentação dos seus avatares (personagens virtuais).
Este mundo virtual tem atraído também nomes consagrados, como os U2 e Suzanne Vega, e já foi palco de alguns festivais, o maior dos quais, Second Fest, reuniu em Julho nomes como Pet Shop Boys, Digitalism e New Young Pony Club (que actuam em 13 de Agosto no Festival de Paredes de Coura).
Joaquim Lé destacou como vantagem dos concertos no SL a possibilidade de os músicos tocarem sempre no mesmo sítio, independentemente do local virtual onde os seus avatares estejam, sem terem de andar com o equipamento «às costas».
«Para nós, que não temos equipas profissionais a trabalhar connosco, é óptimo não ter de carregar a aparelhagem«, salientou.
Os PA costumam utilizar a sua habitual sala de ensaios, no Porto, para os concertos no SL.

Nenhum comentário:

NetWorking

Adicione seu scrap.