Second Life é um lugar de "democracia directa"

"Alguns pensam que o Second Life é um jogo virtual, só para adultos, mas na realidade é qualquer coisa de concreto, de real. É um lugar de democracia directa."
Foi com estas palavras que o ministro das Infra-Estruturas italiano, Antonio Di Pietro, começou ontem a sua conferência de imprensa - a primeira que deu no mundo virtual criado em 2003 que conta com mais de oito milhões de "residentes".
A política mundial está a invadir o Second Life.
Na ilha virtual "Neverland", que alberga a sede do partido Itália dos Valores, foi construída uma espécie de arena para o evento. O avatar (a representação gráfica de um utilizador na realidade virtual) de Di Pietro chegou atrasado, sendo esperado por cerca de uma centena de "espectadores". No diálogo com o público, o ministro não utilizou o chat mas o áudio: enquanto falava, o seu avatar gesticulava perante o microfone. Di Pietro respondeu às questões colocadas, previamente, pelos jornalistas.
Desenvolvido pelo Linden Research, Inc de São Francisco, o Second Life é um ambiente em três dimensões que os "residentes" podem utilizar para interagir uns com outros, participar em várias actividades e até criar e vender objectos virtuais. A possibilidade do contacto directo com milhões de pessoas está a atraindo os políticos.
Nos EUA, por exemplo, alguns candidatos à nomeação republicana e democrata para as presidenciais de 2008 tem um avatar e uma sede virtual no Second Life. A do democrata John Edwards é a que conta com o maior número de membros, mais de 500, seguida da sede da ex-primeira-dama Hillary Clinton, pouco mais de 300. Também a Câmara dos Representantes tem uma dupla online, que pode ser usada para conferências ou debates sobre os mais variados temas.
Na primeira volta das eleições francesas, o jornal Le Dauphiné Libéré realizou dentro deste universo um debate sobre política externa com todos os partidos, que contou com a presença dos avatares da socialista Ségolène Royal e do presidente da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen. Durante a campanha, cerca de 15 mil pessoas visitaram diariamente a sede virtual de Nicolas Sarkozy - onde os seus avatares podiam receber uma T-shirt de apoio ao agora Presidente francês.
O candidato socialista à câmara de Lisboa, António Costa, abriu há uma semana a sua sede de campanha no Second Life. Há 150 mil portugueses registados neste mundo virtual.

Nenhum comentário:

NetWorking

Adicione seu scrap.