Blogs e sites venderão músicas.

Os blogs de música e sites de redes sociais como o MySpace estão desempenhando papel cada vez mais importante nos planos de marketing das gravadoras. Agora, eles poderão vender canções de uma grande gravadora para execução no Apple iPod. A EMI Music e a Snocap anunciarão na sexta-feira que a Snocap venderá a música da gravadora por meio da MyStores, uma rede de lojas virtuais que podem ser acrescentadas a diversos sites na Internet. Lojas MyStores serão instaladas em sites de artistas da EMI, como Korn, Suzanne Vega e Yellowcard, bem como em páginas de músicos no MySpace. Os fãs também poderiam incluir widgets da MyStores em seus sites e páginas do MySpace, embora as vendas devam continuar sob o controle da Snocap.

"É quase como se estivéssemos fornecendo à gravadora uma máquina de vender", disse Rusty Rueff, presidente-executivo da Snocap. "Eles podem abastecê-la e as pessoas podem instalá-la onde preferirem. Isso permite que artistas e fãs realizem transações comerciais na maioria dos sites de grande popularidade sobre música, como o MySpace". O preço será de US$ 1,30 por faixa, em arquivos de MP3 de alta qualidade que funcionarão em qualquer player, incluindo o iPod. Até agora, a Snocap vinha vendendo canções de gravadoras independentes, além de material do Warner Music Group, em formato que não pode ser executado no iPod.

Já que as lojas MyStore podem ser acrescentadas a diversas páginas de Web, elas oferecerão aos fãs mais lugares nos quais comprar música. Nos últimos anos, com as quedas nas vendas de CDs, lojas como a Tower Records fecharam as portas, o que por sua vez alimentou ainda maiores quedas. A Snocap também planeja vender música a preços diferenciados, algo que as grandes gravadoras desejam mas não conseguiram obter na loja iTunes, da Apple.

"Meu mantra sempre foi a necessidade de facilitar a compra de música pelos consumidores", disse Barney Wrag, o diretor da divisão digital da EMI. "Não é preciso ter uma grande loja a que todo mundo vá; é possível colocar essa loja em páginas da Web espalhadas por toda parte".

O serviço MyStores da Snocap também tornaria possível a compra de música pelo consumidor no momento e lugar em que ouve uma canção pela primeira vez. A Internet se tornou um lugar popular para que as pessoas experimentem música em formato de stream, e as gravadoras esperam que os fãs, dessa forma, realizem mais compras por impulso.

Em uma pesquisa da Jupiter Research, 20% dos adultos entrevistados online se identificaram como praticantes de compra de música por impulso. "O MySpace tem grande audiência, interessada em música, e muita gente ouve música por lá", disse David Card, analista da Jupiter Research. "Assim, se a MyStores propiciar experiência agradável, eles têm chance decente de sucesso".

Fonte: The New York Times

Nenhum comentário:

NetWorking

Adicione seu scrap.